Rotary Club São Borja realiza projeto de Erradicação da Deformação do Pé Torto Congênito
O Rotary Club São Borja no dia 06/Maio, apresentou o médico Ortopedista e Traumatologista Éverton Rigo, que falou sobre a Erradicação da Deformação do Pé Torto Congênito, que caracteriza-se por um pé retorcido para dentro e para baixo, que tem causa específica ainda não definida, e que se não for adequadamente tratada, pode representar uma vida de preconceito, dor física e psíquica e limitação.
Porém pode ser tratado de maneira eficiente pelo Método Ponseti, com 4 a 6 aplicações de gessos moldados nos pés da criança, trocados a cada semana, seguidos de um procedimento cirúrgico relativamente simples, que pode ser até ambulatorial, e uso de uma órtese (botinhas conectadas por uma barra). O Método está no Brasil somente há 2 décadas; antes o tratamento era muito mais difícil, com um tempo muito maior de gessos e uma grande cirurgia, feita somente em centros especializados, portanto de alto custo para o sistema de saúde e com resultados a longo prazo bem inferiores aos obtidos com o Método Ponseti
Rotary Club de São Paulo-Sudeste em parceria com médicos brasileiros da Associação Ponseti Internacional, vem divulgando e fornecendo treinamento para médicos ortopedistas brasileiros, com objetivo de formar 50 centros de referência no tratamento dessa condição ortopédica bem comum em nosso pais. Além da divulgação do Método Ponseti , o Dr. Eventon Rigo, objetiva futura parceria com os Rotary Clubs para criação de um projeto, ou formação de um centro de referencia para o tratamento da deformação na cidade de São Borja que atenda a região.






